Buscar

Dente do Juízo (Siso)

Atualizado: 7 de Mar de 2019


O dente do siso é o ultimo dente a nascer no Ser humano, geralmente nasce entre os 17 a 20 anos de idade e por isso é popularmente conhecido como "Dente do Juízo".


Na fase de erupção (crescimento) pode ocorrer dor e desconforto e nesta situação a avaliação odontológica deve ser realizada para verificar se é necessário uma extração.


Fatores como dor e desconforto, falta de espaço na arcada dentária, crescimento não efetivo do dente siso e cárie podem ampliar a necessidade de extração.



Como aliviar a dor e o desconforto?


É importante consultar um dentista sempre que sentir dores ou desconforto no dente do siso e desta forma ser planejado o melhor tratamento.


Na maioria dos casos quando se há dor ou desconforto, a indicação clinica é a recomendação da extração do dente do siso através de um processo cirúrgico.


Em planejamento para a extração do dente do siso, o profissional (dentista) realiza uma avaliação clínica, análise da radiografia panorâmica ou periapical afim de observar os aspectos físicos não aparente do dente e determinar o melhor método de extração.


A extração do dente siso é feita por um cirurgião dentista e pode ser feita no próprio consultório sob anestesia local.


Pós-Operatório


Após o processo cirúrgico o paciente deve tomar alguns cuidados especiais para uma plena recuperação e também para evitar possíveis complicações como processo inflamatório.


O primeiro passo é seguir as orientações do Dentista, tomar a medicação corretamente, repousar moderadamente por no mínimo 3 dias, comer alimentos leves e pastosos, evitar alimentos quentes, não fazer bochechos na primeira semana e não fumar.


Postado por Dra. Irlane Brito - CRO MG: 53094 - responsável técnica


39 visualizações

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados / BemSorrir Clínica Odontológica Ltda. - CNPJ: 32.631.516/0001-20 - EPAO: 0000 - Responsável Técnico: Dra Bruna Tavares Carneiro CRO-MG: 51646.